MARCAS DE UM ODRE NOVO – SER SERVO

MARCAS DE UM ODRE NOVO – SER SERVO

MARCAS DE UM ODRE NOVO – SER SERVO

ts-awesome-cloud-download Lição 9 – Download

  Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo. (João 12:3)

Estamos comemorando 7 anos da Comunhão Cristã Verdade e Vida. Uma data muito especial onde podemos ver e testemunhar o cuidado de Deus conosco e ver cumprir todas as palavras que foram ditas a nosso respeito nesses últimos anos. O papel da Verdade e Vida é ser uma igreja relevante na sociedade e na vida pessoal das pessoas, isto está descrito como a nossa missão. Para que esse papel seja cumprido, você é parte essencial dele, porque você faz parte deste projeto! E é por isso que Deus te trouxe até aqui. Porém, para que possamos ser bem-sucedidos naquilo que Deus nos chamou para fazer, precisamos entender um pouco sobre servir.

Servir é: Trabalhar como servo; exercer a função de criado. Ajudar; Auxiliar; ser útil ou vantajoso. Prestar serviço como criado; oferecer-se a si mesmo.

1 – A IMPORTÂNCIA DE SERVIR.

Foi praticada pelo nosso maior modelo – Jesus é o nosso maior modelo de humildade e serviço. Ele veio como servo de Deus (Is 42:1-7,21). Apesar de ser perfeito e imaculado, colocou-se na posição de servo, sendo obediente até a morte na cruz (Fp 2:6-8).

Devemos ser imitadores de Cristo – Hoje as pessoas não querem renunciar nada em favor de seu próximo; são egoístas e egocêntricas. Mas Jesus nos ensinou que, se quisermos tornar-nos importantes, devemos sujeitar-nos ao servo como servos (Mc 10:42-45)

O serviço é um ato de aprendizagem – No Egito, Moisés aprendeu a ser um líder pelos padrões do mundo. No deserto, aprenderia a ser um servo, humilde, submisso e paciente, segundo o coração de Deus, que escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias (1 Co 1:27a)

2 – SERVIR É UMA FORMA DE CULTUAR A DEUS.

Entendemos pela bíblia que fomos chamados para servir – O que temos feito com os dons, talentos e serviços recebidos do Senhor? Será que gostamos de servir apenas para sermos servidos? Observe que Davi reconheceu que tudo o quanto temos vem do Senhor (I Cr 29:14).

Há diversas formas de servir – Atentemos para o exemplo de Marta e Maria, irmãs de Lázaro. Eles eram pobres, mas isso não as impediu de contribuir para o ministério de Jesus. Há diversidades de dons, mas o Espírito é o mesmo (1 Co 12:4).

Lendo Lucas 10:38-42 e João 12:1-11, concluímos que Marta provavelmente era a mais velha, gostava de receber e Jesus em casa e oferecer-lhe o melhor. Limpava a casa para melhor o mestre e preparava a refeição para Ele. Marta chegou a reclamar com Jesus sobre Maria (Lc 10:40), mas o Mestre lhe respondeu: Marta, Marta, estás ansiosa e fadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária, Maria escolheu a boa parte a qual não lhe será tirada. (Lc 10:41b-42). Jesus não fez acepção, mas lembrou-lhe que Maria também lhe prestava um importante serviço.

Deus nos valoriza como nós somos – Em João 11:5, é dito claramente que Jesus amava Marta, a irmã dela e Lázaro. Ele amava os três e cada um tinha um jeito, uma maneira de ser, de demonstrar o seu amor e servi-lo.. Jesus sabia respeitar e valorizar isso.

3 – A BÍBLIA ENSINA ALGUMAS LIÇÕES SOBRE A MANEIRA DE SERVIR A DEUS.

Fazer a melhor escolha – A melhor escolha que podemos fazer é aceitar a Cristo. Os que usam de engano não ficarão dentro da casa do Senhor. (Sl 101:7). Temos de priorizar o Reino de Deus e a Sua justiça (Mt 6:33).

Oferecer voluntariamente o melhor – Maria, irmã de Lázaro, atentou para isso ao derramar o nardo puro aos pés do Senhor e enxuga-lo com os seus cabelos (Jo 12:3).. Nós temos que agir aa mesma maneira na obra de Deus.

Contagiar outros e o ambiente – Em Jo 12:11, vemos que muitas pessoas creram em Jesus como o Filho de Deus por causa da ressurreição de Lázaro e de seu testemunho. Ou seja, Lázaro atraía pessoas para o Mestre. Nossas palavras e atitudes em servir também precisam influenciar diretamente a decisão de muitos em aceitar a Jesus.

Reconhecer a graça e a soberania de Deus – O Senhor conhece as nossas faltas e limitações, mas deseja ouvir a nossa confissão. Um coração quebrantado no é desprezado por Deus (Sl 51:17).. Nós devemos confessar as nossas transgressões, como fez a mulher narrada em Lucas, também regou os pés de Jesus com lágrimas e enxugava com os seus cabelos. (Lc 7:38)

Praticar a obediência ao Pai – As Sagradas Escrituras não deixam dúvidas quanto a isso. Em Deuteronômio 28:1, O Senhor prometeu abençoar todos aqueles que obedecerem a Sua Palavra.. O serviço é um ato de obediência e de reconhecimento no Reino de Deus.

Ser espontâneo – Maria, irmã de Lázaro, prostrou-se aos pés de Jesus de modo espontâneo, pegou um frasco com nardo puro e ungiu os pés dele. Ela fez tudo isso sem que ninguém a ordenasse (Jo 12:3).. O trabalho voluntário produz benefícios espetaculares tanto para aquele que realiza quanto para aqueles que são favorecidos por eles.

4 –OCUPADOS NA OBRA DO SENHOR ENCONTRAMOS GRAÇA PARA:

1. Superar a inveja – O remédio da inveja é sentir-se amado por Deus e grato a Ele por tudo quanto se tem; é estar satisfeito com o que possui. Lázaro quis contestar o ato sublime de Maria, mas foi repreendido pelo Mestre ( Jo 12:5,7-8)

2. Superar a cobiça – Só conseguimos livrar-nos desse pecado se nos arrependermos de ter um coração desobediente com aquilo que possuímos (Fp 4:11-12), confiamos em que Deus manterá a Suas promessas (Fp 4:19) e submetemo-nos aos planos do Senhor para a nossa vida (2 Co 9:8-11)

3. Perseverar diante das adversidades – Ainda que a situação seja ruim e não vejamos mais saída, lembremo-nos que o Senhor esta no controle de tudo. Ele tem poder para transformaras situações difíceis (Ne 13:2)

Muitas pessoas querem servir a Deus desempenhando funções que tragam lucro. Mas muitos, na Bíblia, conquistaram vitórias para o povo de Deus ocupando a posição de servos. Ninguém jamais foi um profeta tão usado quanto Moisés, que apascentava ovelhas de Jetro quando o Senhor lhe apareceu (Êx 3:1-6). Davi, um pequeno pastor de ovelhas, tornou-se um grande rei (2 Sm 7:8). Gideão, o menor da casa de Israel, foi usado para libertar a sua nação dos midianitas (Jz 6:14).

Temos diversas formas de servir.. Em João 12:2-3, Vimos que Marta servia as refeições, Maria encontrava-se aos pés do Mestre e Lázaro à mesa com Ele. Deus concedeu-nos diversos dons para usarmos em prol do crescimento espiritual dos santos e do estabelecimento do Seu Reino. O Espírito Santo distribui os dons como lhe apraz (1 Co 12:11). Precisamos esforçar-nos em dar o melhor pela causa do Reino de Deus.

Deus o abençoe! Pr. Júlio Cozini

Deixe um comentário

Comentário (obrigatório)

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” Efésios 4.29

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)