O Vinho Novo é Melhor

O Vinho Novo é Melhor

O VINHO NOVO É MELHOR!  

ts-awesome-cloud-download Lição 1 – Download

“Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Por isso, vinho novo é posto em odres novos” (Mc 2.22).

Neste ano de 2017, temos como tema “O Ano do Vinho Novo”.  O texto acima, é o texto que estamos utilizando como base deste tema. Esta história começa com uma discussão envolvendo os discípulos dos fariseus e os de João questionando Jesus sobre o jejum.  Jesus sabiamente começa utilizando-se da ilustração do noivo e de seus convidados e no final desta passagem bíblica, Jesus ilustra usando as figuras do remendo de pano novo em vestido velho, e do vinho novo em odres velhos.  

É inconcebível cortar um pedaço de roupa nova para remendar uma roupa velha. Ele usa a ilustração do odre; O odre velho já teve dentro dele um vinho que foi fermentado e se você colocar um novo, a hora que ele fermentar o odre velho começa a rachar, o vinho cairá e logo você perderá o vinho e o odre.  Vinho novo tem que ser colocado em odre novo.  Jesus nos ensina que não se pode ter uma genuína experiência com Deus, por meio do jejum ou outra prática qualquer, com base nos velhos rituais religiosos.

O tema deste ano não é uma convocação para uma nova experiência religiosa, não é uma crítica a sistemas religiosos e estruturas religiosas, não é um apelo à flexibilidade, à informalidade, não é uma substituição de coisas, porque o Reino de Deus não vem de modo visível.  É um chamado a transformação. 

O reino de Deus está em nós!  Dentro de nós!  O vinho novo é o evangelho da graça de Deus derramado através do Seu Espírito Santo, o odre novo é você, tocado pela graça de Deus, visitado, transformado pelo Espírito Santo de Deus.  

No odre novo a tristeza dá lugar para a alegria, a decepção dá lugar a esperança, a raiva ,o rancor e a frustração dão lugar ao amor, a bondade e a misericórdia. Deus quer nos levar a um novo nível de glória e em um novo nível de glória não se pode ficar com velhas estruturas, assim como vinho novo é deitado em odres novos Deus tem uma nova unção para você. Deus tem um novo vinho para você, mas não se pode por o vinho novo com o vinho velho, primeiro tem que se esvaziar do velho. Temos clamado pela visitação do Senhor em nossas vidas, pois há muito mais para ser derramado, Ele quer derramar muito mais. Mas isso somente acontecerá quando nos tornarmos odres novos! Somos transformados de glória em glória, dia após dia.

Em Atos 2.1-13, as pessoas estavam preocupadas com Jesus e deixaram tudo para estar com o Senhor. Eles foram aqueles lugares onde a perseguição era mais intensa, mas não estavam preocupados com isso. Eles queriam obedecer o Senhor. Eles estavam bêbados mesmo, pois o vinho é Jesus!! Aleluia! Era alegria demais, muita presença de Deus, que Pedro explicou à multidão ser a embriagues do espírito, envolvido pela presença do Senhor. Não se pode ter uma genuína experiência com Deus, por meio do jejum ou outra prática qualquer, com base nos velhos rituais religiosos mas com novas experiências de intimidade com Deus.  A nova relação com Deus, só combina com novas disposições de coração, mente e vontade. Os discípulos dos fariseus e os de João, estavam perdendo a oportunidade de desfrutar do Vinho novo, porque seus odres estavam envelhecidos pela tradição e pelos costumes, que só os condicionavam a uma velha maneira de viver. Eles tinham dificuldades de romper com esse estilo de vida para receberem o vinho novo de Jesus.

Vejamos como a bíblia nos orienta para sermos odres novos.

CHEGA DA VELHA VIDA

É por essa razão que insisto — e tenho todo o apoio de Deus — em que jamais sigam a multidão, a massa ignorante que não tem nada na cabeça. Eles tanto se recusaram a se relacionar com Deus que perderam o contato não apenas com ele, mas com a própria realidade. Não conseguem mais pensar direito. Parecendo uns zumbis, são obcecados por sexo e viciados em todo tipo de perversão.

Mas isso não é vida, gente. Vocês aprenderam de Cristo! Acho que aprenderam direito, que foram bem instruídos na verdade, exatamente como a temos em Jesus. A desculpa da ignorância não vale mais, tudo — e quero dizer tudo mesmo — que está ligado àquele velho estilo de vida tem de ser abandonado. É pura podridão. Doideira total. Saiam fora! Agora é hora de ter um estilo de vida totalmente novo, zerado — uma vida planejada por Deus, renovada a partir de dentro; uma vida que muda para melhor a conduta de vocês e que faz o caráter de Deus tornar-se realidade em nossa vida.

Essa nova vida traz mudanças: chega de mentiras, chega de fingimento. Falem a verdade. No corpo de Cristo, estamos, antes de tudo, conectados uns com os outros. Se você mente para alguém, está mentindo para você mesmo.

É normal ficar com raiva. É claro que todos sentem raiva. Mas não alimentem vingança no coração. Não deixem que a raiva domine muito tempo. Resolvam o problema antes de dormir. Não deem mole para o Diabo! Não deixem que ele prejudique a vida de vocês.

Vocês costumavam roubar para levar vantagem? Não façam mais isso. Arrumem um emprego decente, até mesmo para poder ajudar os que não têm condições de trabalhar.

Tenham cuidado com a maneira de falar. Nunca saia da boca de vocês nenhuma besteira ou baixaria. Falem apenas o que é útil e que ajude os outros! Cada palavra de vocês deve ser um presente.

Não entristeçam Deus. Não lhe causem nenhum desgosto. O Espírito Santo, que se move e respira em vocês, é quem nos leva à intimidade com Deus e os deixa em condições de se relacionar com ele. Não desprezem este presente maravilhoso.

Nada de conversa profana, difamadora e nociva. Sejam gentis e sensíveis ao próximo. Perdoem-se uns aos outros assim como Deus em Cristo os perdoou — perdão total e incondicional.

(Apóstolo Paulo em sua carta aos Efésio, capítulo 4, versos 17 ao 32 – Bíblia A Mensagem)

COMMENTS (1)
Responder

Palavras , verdadeiras sou apaixanada por esta palavras fico feliz quando vejo ainda hoje no mundo graças a um pecado tenebrose que muitos que se diz cristão aceita palavra sem examinar o que é verdadeiro, homens de Deus como o Senhor , que passa mensagem de avivamento para todos os cristão que aceita e quer viver no caminho da verdade

Deixe um comentário

Comentário (obrigatório)

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” Efésios 4.29

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)