TRANSFORMADOS EM ODRES NOVOS – 2 – UM ALICERCE SÓLIDO

TRANSFORMADOS EM ODRES NOVOS – 2 –  UM ALICERCE SÓLIDO

TRANSFORMADOS EM ODRES NOVOS – 2  – UM ALICERCE SÓLIDO

ts-awesome-cloud-download Lição 6 – Download

 “Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda.”  (Mateus 7.24-27)

Na construção de grandes edifícios, a fundação é tão importante que às vezes leva anos para ser concluída. Jesus, o grande construtor, ensinou seus discípulos como construir uma fundação sólida na vida.  Segundo Jesus, a chave é construir sobre a rocha e nunca sobre a areia.  Na ilustração de Jesus, a rocha é a obediência à Palavra de Deus, e a areia representa a argumentação e a lógica humana. Ter um alicerce sólido na vida é escolher construí-la sobre os princípios e valores da Palavra de Deus. Por isso, para sermos Odres novos,  precisamos nos dedicar a conhecer a Bíblia.

A partir do momento em que você recebeu Jesus como Salvador, o Espírito Santo começou a habitar em você. Um dos principais papeis do Espírito Santo é fazer a Palavra de Deus, a Bíblia, compreensível para você.  Por isso, sempre que você for ler a Bíblia, comece pedindo ao Espírito Santo que lhe dê sabedoria para entender e obedecer a Bíblia.  O Espírito Santo colocará uma fome pela Palavra de Deus em seu coração porque ela é a comida para a sua alma, assim como a comida física é para o seu corpo. Assim como as crianças precisam de comida saudável para crescer fortes, nós também precisamos nos alimentar da Palavra de Deus para crescer espiritualmente. Para crescer na fé em Cristo, cada um de nós precisa de uma dieta contínua da Palavra de Deus.

Em Mateus 4.4, Jesus responde:

Está escrito: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus”, e Paulo escreve em  2 Timóteo 3.16: “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça.”

Como toda a Bíblia é inspirada por Deus, isto significa que podemos confiar na Palavra de Deus porque Deus guiou os escritores da Bíblia de forma que o que está escrito é exatamente o que Deus queria que estivesse.  Se alguém deseja conhecer a vontade de Deus para a sua vida, a Biblia é o local certo.  Ela o instruirá, corrigirá e o treinará durante a vida. E por não conter erros e ser 100% confiável em tudo o que diz, nós podemos acreditar nas palavras escritas em cada página.

Em 2 Pedro 1.20-21 lemos:

“Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provem de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo”.

Deixe-me perguntar a você:  O que esses versículos dizem sobre a origem das Escrituras? Então, quando você lê a Bíblia, você crê que está lendo as próprias palavras de Deus? Sim ou não? Por que?

Agora veja o que esta escrito em Tiago 1.22:

“Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos”

Ser praticante significa obedecer, colocar em prática o que está escrito nas Bíblia. Veja esta história interessante contada por Joel Comiskey em seu livro “Viver, experimentando a vida cristã”: “Um missionário tradutor da Bíblia estava tentando encontrar uma palavra para o termo obediência na língua nativa na qual estava trabalhando. Obediência era uma virtude raramente praticada naquela tribo, por isso o missionário achou muito difícil encontrar a palavra certa.   Certo dia, voltando da cidade, assobiou para o seu cachorro, que veio correndo em alta velocidade ao seu encontro. Um nativo idoso, vendo isso, disse admirado na língua nativa: “seu cachorro é todo ouvido”. Imediatamente o missionário soube que havia encontrado a palavra para obediência. “

A palavra hebraica para obediência significa “Ouvir”. Ouvir verdadeiramente a Palavra de Deus implica em obediência, o oposto de simplesmente receber uma informação. A palavra grega para obedecer significa “ouvir sob”. A ideia de obediência no Novo Testamento é a de ouvir sob a influencia ou autoridade de quem fala, ou seja, obedecer ao que está sendo lido. Por isso é que Tiago escreveu para sermos praticantes e não apenas ouvintes que não obedecem.  Na medida em que lemos a Bíblia a cada dia, Deus mostrará o que ele quer que façamos. E por causa do Espírito Santo que agora habita em nós, ele nos dará o poder para obedecer a Palavra de Deus.

A obediência a Palavra de Deus é a maior evidência de que estamos nos tornando Odres novos capazes de receber o vinho novo de Deus em nossa vida.

Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não obedece aos seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou. (1 João 2.3-6)

 

Deus o abençoe! Pr. Júlio Cozini

Deixe um comentário

Comentário (obrigatório)

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e, assim, transmita graça aos que ouvem.” Efésios 4.29

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)